ASSEMBLEIA INFORMA PETROLEIROS SOBRE ANDAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL

Prorrogação do ACT venceu nesta segunda-feira (30)

O Sindicato realizou uma assembleia com os trabalhadores do turno e do H.A., na manhã desta terça-feira (1º), para informar sobre o andamento da Campanha Salarial.

A prorrogação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) venceu nesta segunda-feira (30), o que não significa, necessariamente, que passa a valer para a categoria apenas o que está previsto na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

“A decisão de rebaixar os direitos é política. Cabe à Petrobrás decidir atacar os trabalhadores de forma categórica e intransigente, rebaixando os direitos, enquanto os sindicatos pedem a continuidade das negociações”, afirma o presidente do Sindicato, Rafael Prado.

As federações de petroleiros, FNP e FUP, irão definir nesta quarta-feira suas posições diante da proposta para o ACT apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Neste momento, uma decisão conjunta se faz fundamental para avançar na campanha com maior efetividade.

O Sindipetro-SJC defende que a proposta do TST mantém a retirada de direitos defendida pela Petrobrás e pouco avança em relação à última proposta da empresa, amplamente rejeitada pelos trabalhadores em assembleias. A Petrobrás não informou se aceita a proposta do TST.

“Os 18 sindicatos de petroleiros precisarão estar unidos nos próximos passos desta luta. Uma greve nacional petroleira pode derrotar a retirada de direitos e vencer a intransigência da Petrobrás”, finaliza Rafael.

Fonte: SINDIPETRO SJC