Comunistas fazem ação nas redes para comemorar os 101 anos do PCdoB

Foto: PCdoB

Neste ano, os comunistas comemoram a revitalização da democracia e uma campanha nas redes sociais destaca o que é “Ser Comunista”. Confira alguns vídeos.

O Partido Comunista do Brasil comemora 101 anos neste 25 de março. É o partido mais longevo em atividade no Brasil. Fundado em 1922, passou grandes períodos na clandestinidade. Sua história e como se apresenta à sociedade brasileira está profundamente relacionada à vigência da democracia no Brasil.

No período Bolsonaro, todos os que se colocavam contra o fascismo, defendiam a democracia e os direitos do povo eram tachados pela extrema-direita, de comunistas. Com isso, mesmo que sem estarem organizados no Partido Comunista, muitos passaram a se identificar com os ideais comunistas na defesa da democracia, dos direitos humanos, em defesa do meio ambiente. De certa forma, identificavam bem a política dos comunistas, contra o autoritarismo e pelo bem do povo.

O Brasil ficou dividido entre a extrema direita e “os comunistas”, onde cabiam todos os que lutavam pelo fim do bolsonarismo. Pesquisa do IPEC realizada neste mês de março, fez uma pergunta tendenciosa, perguntando se o Brasil “corre o risco” de se tornar comunista, reforçando o estereótipo do “perigo comunista”, de algo ruim. A essa pergunta, a resposta foi 45% dizem que o País “corre o risco” de virar comunista, enquanto 48% discordam.

A pergunta deveria ser outra, mais condizente com o contraponto estabelecido na disputa com a extrema-direita bolsonarista.

Leia também: O “fantasma” do comunismo está entre nós. Mas qual comunismo?

Como disse o deputado federal Orlando Silva, do PCdoB/SP, “Infelizmente, hoje não há como Brasil ser comunista”. Mas há como mostrar que os comunistas estão presentes no cotidiano da vida da população, na militância por melhores condições de vida e trabalho; estão presentes no parlamento e nos executivos.

Leia também: “Infelizmente, hoje não há como o Brasil ser comunista”, diz Orlando

Neste ano, os comunistas comemoram a revitalização da democracia e uma campanha nas redes sociais destacando o que é “Ser Comunista”. Confira alguns vídeos.

Fonte: O Vermelho