Guedes culpa Lula e novo Bolsa Família pela alta de juros

Lula e Paulo Guedes (Foto: Felipe Gonçalves/247 | Reuters)

“De um lado, Lula aparece à frente nas pesquisas eleitorais. De outro, a reação aqui dentro é a tentação de jogar o Bolsa Família para 400 reais, o mercado especulando se vamos furar o teto. Não tem nada que ver com a realidade econômica”, disse o ministro da Economia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, elegeu nesta segunda-feira 16 os ‘culpados’ pelo aumento nos juros: o ex-presidente Lula e o Bolsa Família. Em sua mais recente reunião, o Comitê de Política Monetária decidiu elevar a taxa básica, a Selic, para 5,25% ano, um aumento de um ponto percentual. Em setembro, os juros podem chegar a 6,25% ao ano.

“Vamos para o político. De um lado, Lula aparece à frente nas pesquisas eleitorais. De outro, a reação aqui dentro é a tentação de jogar o Bolsa Família para 400 reais, o mercado especulando se vamos furar o teto. Não tem nada que ver com a realidade econômica. É um efeito colateral da guerra política, da antecipação eleitoral. Isso leva alguns atores a cometerem excessos, mas logo vem outro e penteia o cabelo de todo mundo”, disse Guedes em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Fonte: Brasil 247