Nova pesquisa FSB/BTG divulgada nesta segunda-feira (25) indica que o ex-presidente Lula (PT) ampliou em 3 pontos a sua vantagem nas intenções de voto, chegando a 44%. Na pesquisa anterior do instituto (11/07) Lula tinha 41%.
Já Bolsonaro (PL) está em segundo na pesquisa com 31%, oscilando negativamente um ponto para baixo dentro da margem de erro de 2%. Dessa forma, a vantagem de Lula para Bolsonaro que o instituto marcava de 9% na segunda semana de julho, chegou agora a 13%.
Os dados foram coletados em cenário estimulado em que é feita a apresentação da lista de pré-candidatos à presidência.
Leia também: Lula lidera pesquisa nos maiores colégios eleitorais do País
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) aparece estável com os mesmos 9% da pesquisa anterior. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) marcaram 2%. Pablo Marçal (Pros) marcou 1%. Os demais candidatos não chegaram a 1%: Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Felipe D’Avila (Novo), Eymael (DC), Vera Lucia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil). Os entrevistados que não escolheram nenhum candidato marcaram 5%, brancos e nulos 2% e não responderam 3%.
Segundo turno
Em relação ao segundo turno, em cinco cenários estimulados, Lula vence Bolsonaro, Ciro e Tebet, enquanto Bolsonaro perde para Ciro e empata com Tebet:
Lula 54% X Bolsonaro 36%;
Lula 48% X Ciro Gomes 32%;
Lula 54% X Simone Tebet 25%;
Ciro 49% X Bolsonaro 38%;
Bolsonaro 41% X Simone Tebet 41%.
Cenário espontâneo
Considerando o cenário espontâneo, ou seja, sem a apresentação de lista de candidatos, com a seguinte pergunta “se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para Presidente da República?”, Lula marcou 40%, Bolsonaro 30% e Ciro Gomes 3%.
Leia também: Cresce a rejeição dos evangélicos a Bolsonaro, diz pesquisa
A pesquisa foi realizada pela FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, feita com 2 mil pessoas entre 22 e 24 de julho com o Registro no TSE: BR-05938/2022.