A região central de Ponta Grossa, no interior do Paraná, amanheceu nesta terça-feira (13) com um protesto inusitado. Manifestantes ligados à Frente Ampla Democrática local cobriram o letreiro turístico da cidade – que tem a frase “Eu Amo Ponta Grossa” – com uma grande faixa preta, em luto pelas vítimas da pandemia do novo coronavírus.
“Hoje uma cidade como PG desapareceu do mapa em número de mortos por Covid-19”, denunciou a faixa. Até esta segunda-feira (12), segundo o consórcio de imprensa, 355.031 morreram em decorrência do novo coronavírus no Brasil. A população de Ponta Grossa é de 355.336, conforme estimativas do IBGE com base no ano de 2020.
Composta por movimentos sociais, entidades progressistas e partidos de esquerda, a Frente Ampla Democrática destacou, em nota, o caráter pacífico, mas contundente do ato político num ponto turístico da cidade: “Essa manifestação tem por objetivo levar a reflexão da população sobre a gravidade da pandemia, a responsabilidade individual e as ações dos governantes. Nós comunicamos a PM que fica no Parque e enviamos um ofício a Guarda Municipal comunicando e nos responsabilizando pela retirada”.
Segundo o movimento, ao lembrar as vítimas da pandemia, o protesto desta terça-feira “serve para chamar a atenção da comunidade para as medidas de prevenção”, além de “conclamar as autoridades governamentais” a adotarem medidas mais rigorosas no combate à crise sanitária. “Não é uma gripezinha a Covid”, conclui a Frente Ampla Ponta Grossa, que também cobra #VacinaçãoJá e #ForaBolsonaro. “Chega de mortes, desemprego e miséria.”
Fonte: O Vermelho