60% dos brasileiros não votariam hoje em Bolsonaro, aponta pesquisa

Já Lula é o candidato menos rejeitado dentre os mais competitivos até agora.

De cada cinco eleitores brasileiros, três não votariam hoje em Jair Bolsonaro (PL), se o presidente fosse candidato à reeleição. É o que aponta pesquisa PoderData realizada de 19 a 22 de dezembro.

 

Conforme o levantamento, Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), são os dois candidatos mais rejeitados na disputa pelo Planalto em 2022. Cada um tem uma parcela de 60% do eleitorado que diz negar o voto neles em qualquer circunstância.

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato menos rejeitado dentre os mais competitivos até agora, com uma taxa de 39%. É seguido pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que é rejeitado por 51%, e pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem uma taxa de 53%.

 

Lula se destaca na preferência dos brasileiros: 40% dos 10 eleitores dizem que o petista é o “único em quem votariam”. Bolsonaro aparece em seguida, com 27%. Em terceiro lugar, empatam tecnicamente Moro (11%), Doria (8%) e Ciro (7%).

 

A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3 mil entrevistas em 494 municípios de todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Fonte: O Vermelho