ALDEIA BOA VISTA, EXEMPLO DE GESTÃO NO COMBATE AO COVID-19

Foto Leandro Rocha

No dia 31 de dezembro de 2019 o governo chinês alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre uma série de casos de pneumonia de origem desconhecida em Wuhan, cidade chinesa com 11 milhões de habitantes.

               Covid-19, nome técnico do novo coronavirus, matou milhares de pessoas na China e se espalhou por cinco continentes. O Ministério da Saúde, do Brasil, confirmou em 26 de fevereiro o primeiro caso de coronavírus no Brasil.

               O governo do presidente Jair Bolsonaro se demonstrou inapto para gerenciar as ações do governo federal. Não houve ministro da saúde que aguentasse as investidas do presidente para que a cloroquina fosse ministrada aos pacientes. Segundo a OMS a Cloroquina e a Hidroxicloroquina não possuem efeitos comprovados no tratamento da Covid-19.

               Jair MESSIAS lamentou as mais de 100.000 mortes por coronavirus no país dizendo que era uma fatalidade, e que sim ele é MESSIAS, mas que não poderia fazer nada para conter o avanço da doença no país. Será mesmo? A equipe do Vale Popular entrevistou ALEX SANTOS da aldeia BOA VISTA, Ubatuba-SP.

               Alex nos informou que a aldeia seguiu as normas de isolamento social recomendadas pela OMS. Segundo ele a aldeia se isolou proibindo a entrada de visitantes e somente aqueles que precisassem resolver assuntos urgentes poderiam se deslocar para o centro da cidade.  As medidas sanitárias para aqueles que saíssem da aldeia eram: levar máscara, álcool em gel e logo que chegassem à aldeia deveriam tomar banho; isso mesmo tomar banho. 

               As atividades desempenhadas pela aldeia como o turismo e a venda de artesanatos sofreram com o fechamento do comércio e a proibição do turismo na cidade. Alex nos informou que nenhuma instituição federal ou estadual forneceu qualquer ajuda para minimizar a perde de arrecadação. A única ajuda recebida foi do município com 25 cestas básicas para um total de 50 famílias.

               O auxílio emergencial, sacado sem critérios nenhum pela maior parte da população, não veio ao auxílio das famílias da Aldeia Boa Vista. Segundo Alex, as famílias estão cadastradas no bolsa família e dessa forma não poderiam estar nos dois programas ao mesmo tempo. Não seria responsabilidade da FUNAI interceder junto ao Ministério da Economia para subsidiar as comunidades indígenas para que quem realmente precisa ter acesso aos 600 reais?

               Independente do desgoverno de JAIR a aldeia Boa Vista desponta como exemplo de gestão durante a pandemia. Eles não só contornaram os problemas financeiros causados pela queda no turismo como também preservaram a saúde de seus membros. Mais de 6 meses após o início da pandemia no país a aldeia não contabiliza nem UM indivíduo infectado. JAIR MESSIAS a sua gripezinha matou mais de 146.000 pessoas, sua falta de preparo só não causou mais mortes porque comunidades como a Aldeia Boa Vista fizeram um trabalho perfeito seguindo a OMS, instituição essa que a “VOSSA EXCELÊNCIA” repetidamente ataca.