COM DISCURSO ALUCINADO, BOLSONARO ENFRENTA REAÇÃO NEGATIVA NAS REDES.

Reações no canal da TV Brasil no YouTube foram majoritariamente negativas.

 Análise de pesquisador mostra perda de apoio no Twitter. No YouTube, vídeo de pronunciamento teve maioria de ‘dislikes.

O discurso alucinado de Jair Bolsonaro em pronunciamento à nação na noite de terça-feira (24) refletiu em perda de apoio nas redes sociais, terreno caro ao seu governo. Em rede nacional, o presidente defendeu “volta à normalidade” e reabertura de escolas e comércios em meio à pandemia do coronavírus. Bolsonaro disse que só idosos têm de ficar isolados. A fala vai na contramão da estratégia de outros países e das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Análise divulgada por Fábio Malini, pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) mostra que o apoio a Bolsonaro no Twitter encolheu desde o primeiro panelaço contra o presidente.

Segundo Malini, o número de interações de apoio ao posicionamento bolsonarista na rede despencou de 16% no dia do panelaço para 5% na noite do pronunciamento. O pesquisador analisou 2.089.687 tuítes. De acordo com ele, o discurso também fez crescer o número de atores se posicionando contra a visão de Jair Bolsonaro no Twitter.

Malini alertou, no entanto, que uma rede social é apenas uma “bolha”.“Já podemos dizer que o Twitter se tornou uma plataforma que produz um viés negativo para Jair. É uma bolha de oposição. Portanto, devemos ter mil cuidados de acreditar que resultados daqui tendem a ser generalizados”, afirmou. Na avaliação do pesquisador, Bolsonaro parte para uma nova estratégia de mobilização.

“O presidente fez uma estratégia de convocar uma mobilização social, não na forma de passeata, mas na forma de ‘vida normal’, amparado na narrativa do ‘isolamento vertical’. Essa base tende a ir para a rua, um modo suicidário de fazer política”, analisou.

Malini acredita que o presidente usará a radiodifusão como canal de mobilização e as redes sociais como reforço da narrativa. “Mudou a estratégia, porque a radiodifusão fala mais rápido com as pessoas, o que inclui as desconectadas. E, agora, ‘time is money’ para o presidente”, avaliou.

YouTube

A reação ao discurso de Jair Bolsonaro também foi negativa no YouTube. No canal da TV Brasil na rede de compartilhamento de vídeos, as reações negativas ao pronunciamento superavam muito as positivas. Às 14h13, o vídeo tinha 181 mil ‘likes’ e 364 mil ‘dislikes’, ou seja, 101% mais reações negativas.

Fonte: O Vermelho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*